top of page

Panorama 193 - Bolívia

  • Foto do escritor: Jeane Nery
    Jeane Nery
  • 28 de abr. de 2020
  • 2 min de leitura

Atualizado: 28 de abr. de 2020

Segundo país do panorama 193, a Bolívia é um destino que preserva muito de suas características culturais, uma vez que a maior parte da população é indígena. Embora o turismo não seja tão estruturado, reserva passeios em paisagens únicas.



ree

Eu iria para a Bolívia? Minhas impressões pós pesquisas

Obviamente, por nunca ter ido ao país, as opiniões que vou expressar aqui foram geradas de acordo com vídeos e informações que pesquisei na internet.


Ao que tudo indica, é um destino procurado especialmente para se apreciar a natureza: paisagens desérticas, lago Titicaca e Salar de Uyuni. Em relação às cidades, Sucre, que é a capital “real oficial”, mantém a arquitetura do período colonial, com suas casas brancas e telhados de tijolo. Mas creio que os turistas não vão à Bolívia por conta disso, mas podem aproveitar a visita a outros pontos turísticos e dar aquela esticada em Sucre.


Quanto a La Paz, a capital administrativa, pelo que vi nos vídeos não é uma cidade tão estruturada. Ônibus mais antigos, hotéis simples, predomínio de comércio de rua e um trânsito meio caótico (para não dizer bagunçado). Mas o interessante são os teleféricos, que funcionam como transporte público, assim como seria uma linha de metrô.


Como falei lá no começo, há uma boa preservação de tradições antigas. Reflexos na religião, com um forte sincretismo, que mistura a religião católica (trazida pelos colonizadores espanhóis) e a dos nativos, como o culto a Pachamama (Mãe Terra). Nas vestimentas de algumas mulheres, também é possível ver constantemente nos vídeos, que continuam usando aqueles vestidos rodados e coloridos, juntamente com um pequeno chapéu chamado “Chapéu-Coco”, que na verdade veio da Europa e há várias teorias de como foram inseridos na moda boliviana de época.


Enfim, a Bolívia nunca esteve na minha lista de países que eu gostaria de conhecer, talvez por desconhecimento do que havia de interessante por lá. Agora, depois dessa pesquisa, com certeza fiquei curiosa para visita-lo, especialmente o Salar de Uyuni, na verdade fazer todo o roteiro pela região, que pode ir até o deserto do Atacama, passando por vários locais interessantes como o Cemitério de Trens e Laguna Colorada.


Porém, tenho algumas ressalvas por conta de alguns vídeos que eu vi. Como quase todos eram de mochileiros (que não é muito meu estilo de viagem), acabavam por ficar em hotéis mais simples e hostels, muita comida de rua (inclusive um deles passou mal) e mostraram um pouco dos ônibus, que pareciam bem precários. Eu tenho algumas ressalvas nesse sentido, por medo de passar perrengue, mas talvez com uma agência (algo que não curto muito) ou indo de galera, são coisas que conseguimos relevar.


Agora vejam um resumão de infos do país e ao final a playlist de vídeos selecionados.



Panorama da Bolívia




Links com mais infos da Bolívia



Na playlist você encontrará vídeos:


  • Para quem quer informações práticas e da vida real na Bolívia

  • Para quem quer conhecer os pontos turísticos

  • Para quem quer imagens lindas do Salar de Uyuni




Lista com todas as línguas faladas no país: https://pt.wikipedia.org/wiki/Idiomas_da_Bol%C3%ADvia


Té mais!


Comentários


  • instagram
  • youtube

©2019 by storiesdeviagem. Proudly created with Wix.com

bottom of page